Destaques

População ainda desconhece benefícios de se contratar arquiteto para reformas ou construções

Contratar um arquiteto para projetar a reforma de um imóvel é mais barato do que muitas pessoas imaginam. É o que afirma Gilberto Belleza, presidente do CAU/SP – Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo. “Geralmente, o serviço custa aproximadamente 10% do valor total de uma obra”, estima o presidente da entidade, que representa mais de 60 mil profissionais em todo o estado de São Paulo.
O investimento, em muitos casos, acaba sendo compensado com a economia que o auxílio do profissional pode trazer para o proprietário eliminando gastos extras ou até mesmo desnecessários. “O arquiteto sabe calcular exatamente o quanto vai precisar de material e o que realmente é necessário para a execução da obra, oferecendo as mais variadas e melhores opções para o cliente. Além de oferecer um projeto para melhor aproveitamento do espaço”, explica Belleza.
No entanto, uma pesquisa realizada pelo CAU/BR – Conselho de Arquitetura e Urbanismo com 2.419 pessoas em todo o país, no ano passado, mostrou que ainda não faz parte da nossa cultura contratar um arquiteto para a reforma ou construção de imóveis. Apenas 15% dos entrevistados contrataram um arquiteto e/ou engenheiro para isso. Dos 85% que não contrataram, muitos alegaram que não o fizeram por acreditar que o serviço custasse de 20% a 40% do valor total da obra.
Um ponto positivo mostrado na pesquisa é de que entre as pessoas que contrataram arquitetos e urbanistas para auxiliarem nas obras ou construções que realizaram, 78% apontaram satisfação com o resultado do serviço prestado. “Ainda é preciso um pouco mais de tempo para que os brasileiros passem a compreender e reconhecer a importância de se contratar um arquiteto e urbanista para esses casos. Mas chegaremos lá”, conclui o presidente do CAU/SP.

Fonte: MAXPRESS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo participa da inauguração do Escritório Modelo e Sala de Negócios da UNAMA Ananindeua.

Comunicado oficial do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Pará (CAU/PA) sobre o concurso público da prefeitura de Castanhal

VEJA COMO VOTAR: ELEIÇÕES DO CAU 2023 ACONTECEM NO DIA 10 DE OUTUBRO

Pular para o conteúdo