Destaques

Presidente do CAU/BR e conselheiros de CAUs de todos o país se reúnem no Rio

O Rio de Janeiro recebe esta semana os presidentes e conselheiros dos Conselhos de Arquitetura e Urbanismo de todo o país. De  acordo com o presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro, a intenção é aproximá-los da agenda de eventos que culminará com o 27º  Congresso Mundial de Arquitetos, promovido pela União Internacional dos Arquitetos (UIA 2020), no Rio.

– A ideia é também criar uma “intimidade” de nossos colegas com os representantes do Conselho Internacional de Arquitetos de  Língua Portuguesa (Cialp), que estão no Rio para participar de seu encontro anual e do Fórum Internacional “A metrópole  contemporânea. Os mundos da lusofonia”. Aproveitamos as coincidências de datas – afirmou Haroldo Pinheiro, destacando  a importância da troca de experiências com os arquitetos de países de Língua Portuguesa da Ásia, da África e da Europa.

De acordo com o presidente do CAU/BR, os integrantes do Cialp, que participam de reuniões e do Fórum, na sede do IAB, ainda se  surpreendem com os números relacionados a arquitetura e urbanismo no Brasil:

– Depois do Brasil, Portugal é o país de Língua Portuguesa que tem mais arquitetos, 20 mil. O Rio está se aproximando a esse total e São Paulo tem o dobro, por exemplo. Eles ficam impressionados também com o fato de que, em tão pouco tempo (a criação do CAU/BR foi em 2010), tenhamos conseguido organizar tudo.

Os integrantes do Cialp vão fazer passeios arquitetônicos no Rio de Janeiro, visitando o Palácio Capanema, Monumento dos Pracinhas, o Aterro do Flamengo, entre outros pontos.

– Para eles, é fundamental conhecer o Rio nesse aspecto. Inclusive as obras de preparação das olimpíadas, além de ícones da  arquitetura, obras de paisagismo. Há muito o que ver – afirmou Haroldo Pinheiro, acrescentando que o grupo irá também a Brasília.

Para o presidente do CAU/BR, é fundamental compartilhar experiências, conhecer as organizações profissionais desses países,  ampliar o conhecimento internacional. Um dos compromissos oficiais previsto é a assinatura de protocolo de amizade com a Ordem  dos Arquitetos de Angola, a exemplo do já firmado com dois outros países integrantes do Cialp, Portugal e Cabo Verde.

Fonte: CAU/RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo participa da inauguração do Escritório Modelo e Sala de Negócios da UNAMA Ananindeua.

Comunicado oficial do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Pará (CAU/PA) sobre o concurso público da prefeitura de Castanhal

VEJA COMO VOTAR: ELEIÇÕES DO CAU 2023 ACONTECEM NO DIA 10 DE OUTUBRO

Pular para o conteúdo