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Projeto de Acreditação do CAU/BR certifica três cursos de Arquitetura e Urbanismo

A solenidade virtual de entrega dos certificados da edição piloto do projeto ocorreu durante a 103ª Plenária Ordinária

O CAU/BR concedeu, dia 30, durante a 103ª Plenária Ordinária, realizada por videoconferência, o Certificado de Acreditação para os cursos de Arquitetura e Urbanismo da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), Santa Catarina; da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e da Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.

 

Solenidade virtual do CAU/BR de entrega do Certificado de Acreditação

Essas instituições participaram voluntariamente do Projeto Piloto de Acreditação de Cursos 2018-2020, desenvolvido pelo Comitê Executivo do Projeto Piloto de Acreditação (CEPPA) e Comissão de Ensino e Formação (CEF) do CAU/BR, em parceria com o CAU/SP, estado que concentra 202 cursos de Arquitetura e Urbanismo dos 817 em atividade no Brasil. Em atendimento à Chamada Pública realizada em agosto de 2019, foram convidados a manifestar interesse todos os 378 cursos cadastrados no SICCAU. Do total, 34 cursos manifestaram interesse em participar da Edição Piloto.  Após análise de atendimento aos critérios para candidatura, 19 cursos se qualificaram. Em atendimento aos critérios de representação regional e variedade de natureza institucional, seis cursos foram convidados a participar das etapas seguintes.  Veja abaixo mais detalhes a respeito.  

Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB)

“Esse processo faz parte de uma série de projetos que executamos nessa gestão do CAU para pugnar pelo aperfeiçoamento do exercício da Arquitetura e Urbanismo, parte de nossa competência legal (conforme disposto na lei 12378/2010) e da nossa visão de sermos reconhecidos como referência na defesa e fomento das boas práticas da Arquitetura e Urbanismo”, ressaltou Luciano Guimarães, presidente do CAU/BR, durante a solenidade.

 

Para a professora e coordenadora da CEF, Andrea Vilella, o trabalho de acreditação é uma oportunidade de avaliar o comprometimento dos cursos quanto à oferta de uma educação adequada e de qualidade, que vai além de distinguir a excelência do ensino, pois preza pela constante melhoria da formação profissional.

“A ênfase ao aprendizado, o que difere significativamente de requisitos quantitativos e documentais e o respeito às metodologias e abordagens locais, inovadoras e experimentais são os principais princípios desse projeto”, destacou Andrea.

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

O conselheiro federal do CAU/BR e membro do CEPPA, Hélio Lima, enfatizou o papel da acreditação de estimular a qualidade e a inovação pedagógica no ensino de Arquitetura e Urbanismo. “Esse é um padrão de qualidade nosso, da profissão e não do Estado. É muito importante que nós, profissionais, zelemos, através de um instrumento como esse, pela qualidade da formação dos novos profissionais”, afirmou o conselheiro.

 

O projeto de acreditação dos cursos de Arquitetura e Urbanismo têm como principais objetivos aferir a qualidade dos cursos por meio do seu processo de ensino e formação, com base em referenciais específicos para a área; e ser referencial de padrões de qualidade na formação dos futuros profissionais de Arquitetura e Urbanismo.

As universidades acreditadas pelo CAU/BR nesta primeira etapa do projeto foram representadas pelo vice-reitor Dr. Ênio Ferreira de Miranda e a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo Prof.ª. Amíria Bezerra Brasil da UFRN; pela coordenadora do curso de A.U. Profa. Yone Yara Pereira da FURB e pelo reitor Dr. Marco Túlio Castro Vasconcelos (Mackenzie), pelo coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo Prof. Lucas Fehr e pela diretora da FAU/Mackenzie, Prof.ª Angélica Alvim. Todos destacaram a importância da manutenção do projeto do CAU para a qualidade da formação dos arquitetos e urbanistas.

Universidade Presbiteriana Mackenzie

O sistema de acreditação é tendência mundial e o CAU/BR seguiu instrumentos que são referências internacionais na área, como a Carta da UNESCO/UIA para a Educação dos Arquitetos, a experiência do ARCUSUL (no âmbito do MERCOSUL) e o Acordo de Canberra, que congrega agências acreditadoras da Austrália, Canadá, China, Coréia do Sul, Estados Unidos, México e da Comunidade das Nações, podendo vir a constituir um potencial instrumento para a mobilidade profissional e a internacionalização dos arquitetos e urbanistas brasileiros. O CAU/BR também se referenciou em projetos consistentes e bem sucedidos em outros países e em experiências renomadas realizadas por entidades parceiras como o NAAB, nos Estados Unidos e o RIBA, no Reino Unido.

Na solenidade, Luciano Guimarães parabenizou o empenho e o trabalho realizado pelos membros do CEPPA, da CEF/BR e pelo conselheiro do CAU/SP José Antônio Lanchoti, coordenador da CEF São Paulo. Agradeceu ainda, a confiança e a energia dos cursos ao processo e aos professores avaliadores, que dedicaram um pouco do seu tempo e experiência para o sucesso do projeto.

PROCESSO

Em atendimento à Chamada Pública realizada em agosto de 2019, foram convidados a manifestar interesse todos os 378  cursos cadastrados no SICCAU. Em relação aos critérios de participação, 193 cumpriam os requisitos de 10 anos de atividade e cinco de reconhecimento.

Desses, 86  apresentavam Conceito Preliminar de Curso (CPC) 4 ou 5, e 33  se enquadravam nos critérios de regularidade de cadastro no SICCAU com importação de listas de egressos. Do total, 34 cursos manifestaram interesse em participar da Edição Piloto. Após análise de atendimento aos critérios para candidatura, 19 se qualificaram, cerca de 60% dos cursos aptos.

Em atendimento aos critérios de distribuição regional e variedade de natureza institucional, conforme estabelecido na DPOBR-0060-05_2016-4, seis  cursos foram convidados a participar das etapas seguintes, atendendo aos critérios quanto à distribuição regional e à variedade de natureza institucional, considerando que uma Instituição de Categoria Administrativa “Pública” pode ser “Federal”, “Estadual” ou “Municipal”; que uma Instituição de Categoria Administrativa “Privada” pode ser classificada em “com fins lucrativos” e “sem fins lucrativos”, e que dentro da categoria “sem fins lucrativos” a instituição pode ou não ser enquadrada adicionalmente como “comunitária”, “confessional” ou “filantrópica”.

Considerando o Convênio de Cooperação 002/2018 com o CAU/SP, a Comissão de Ensino e Formação do CAU/SP aprovou em Plenário a realização de uma sexta visita in loco, a uma IES no Estado, arcando com os respectivos custos. Esta iniciativa foi estimulada pelo fato de não se saber qual Estado da Região Sudeste seria contemplado e, em função do número significativo de cursos no Estado de São Paulo e do percentual de cursos que São Paulo representa na totalidade dos cursos do País, almejava-se garantir a participação do Estado na Edição Piloto.

Para maiores informações sobre o desenvolvimento da edição piloto, acesse o RELATÓRIO SINTÉTICO DO PROJETO PILOTO DE ACREDITAÇÃO DE CURSOS DE ARQUITETURA E URBANISMO DO CAU

 

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