Destaques

Rem Koolhaas: “O atual desafio da arquitetura é entender o mundo rural”

Entre os dias 26 de junho e 01 de julho aconteceu a quarta edição do Congresso Internacional da Fundación Arquitectura y Sociedad de Pamplona, Espanha, intitulado “Arquitetura: Mudança Climática“. A sessão inaugural esteve a cargo de Rem Koolhaas, que após fazer uma análise geopolítica da situação europeia, fez um chamado aos arquitetos, pedindo para que estes parem de ignorar o mundo rural como campo de operação:

Devemos pensar em metodologias para uma paisagem que cedo ou tarde teremos que assumir.

Koolhaas recordou que as cidades representam apenas 2% da superfície do planeta. “Temos que mirar mais além, nos concentramos demais no desenvolvimento do entorno urbano, esquecendo um pouco o campo. Estamos começando a estudá-lo, e embora haja um grande conhecimento, continua fora de nossos radares”, afirmou.

Rem Koolhaas en #CambioDeClima. Image © Miguel de Guzmán

Rem Koolhaas en #CambioDeClima. Image © Miguel de Guzmán

O fundador do OMA e autor de obras como a Sede da CCTV e a Fundação Prada em Milão, comentou:

O mundo rural existe em nossa vida, não como realidade mas como um mito […] inclusive, o campo está se transformando mais rapidamente que as cidades.

O arquiteto holandês disse que enfrentar os desafios do mundo rural para a arquitetura, mas também para a era digital, “nos trará consequências, algumas enormes”. E destacou que não enfrentar tais desafios não é o caminho. “Sendo sentimentais, ficaremos ancorados ao passado, isso nos fará mal”. O futuro consiste, comentou ele, em intervir em “espaços descampados, semi abandonados, pouco povoados, por vezes mal conectados.”

Guardar no Meu ArchDaily

Rem Koolhaas en #CambioDeClima. Image © Miguel de Guzmán

Rem Koolhaas en #CambioDeClima. Image © Miguel de Guzmán

A arquitetura não tem que estar relacionada apenas com a beleza e a estética, mas também com a ação política […] A mim nunca interessaram tanto as formas como o fato de poder interferir na sociedade.

Por outro lado, o arquiteto destacou outra tendência atual, segundo a qual cada vez mais se projetam grandes espaços industriais robotizados, sem pensar nas pessoas, mas em processos mecanizados.

A recente edição do Congresso tem como título “Arquitetura: Mudança Climática”, cujo eixo consiste em refletir sobre as tendências de mudança que estão transformando o modo de entender e exercer a arquitetura, buscando contribuir com um mundo mais sustentável.

Entre os demais arquitetos que participaram do congresso, estão Louisa Hutton, Jean-Philippe Vassal, Iñaki Ábalos, Renata Sentkiewicz, Dietmar Eberle e Winy Maas.

Rem Koolhaas en #CambioDeClima. Image © Miguel de Guzmán

Rem Koolhaas en #CambioDeClima. Image © Miguel de Guzmán

Fonte: http://www.archdaily.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo participa da inauguração do Escritório Modelo e Sala de Negócios da UNAMA Ananindeua.

Comunicado oficial do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Pará (CAU/PA) sobre o concurso público da prefeitura de Castanhal

VEJA COMO VOTAR: ELEIÇÕES DO CAU 2023 ACONTECEM NO DIA 10 DE OUTUBRO

Pular para o conteúdo