Destaques

Sessão solene em homenagem ao Dia da Arquiteta e Urbanista.

No dia 19 de dezembro de 2019, de 9 h às 12 h, realizou-se no plenário Ulysses Guimarães do Congresso Nacional a sessão solene em homenagem ao Dia da Arquiteta e Urbanista. A sessão foi coordenada pelo deputado federal Edmilson Brito Rodrigues, arquiteto e urbanista e parlamentar pelo Estado do Pará, e contou, na composição da mesa, com a participação do deputado federal Joaquim Passarinho, também arquiteto e urbanista e parlamentar pelo Estado do Pará.

A sessão contou com a participação de membros e dirigentes de entidades da área de Arquitetura e Urbanismo, como a Federação Nacional dos Arquitetos (FNA), a Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura (FeNEA), a Associação Brasileira dos Arquitetos Paisagistas (ABAP), o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), a Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (ASBEA) e a Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura (ABEA). Também o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAUBR) esteve representado na mesa, através de seu presidente, o arquiteto e urbanista Luciano Guimarães, bem como de sua vice-presidenta Lana Maria Jubé.

 

Falas de parlamentares cuja pauta se relaciona com o ambiente construído foram feitas: pela via da acessibilidade universal; do direito das mulheres a uma cidade segura e igualitária; da defesa do projeto completo; da defesa da lei de licitações e da qualidade da infraestrutura urbana e rural. Parlamentares de outras áreas do conhecimento e outras formações proferiram discursos reforçando a necessidade imperiosa da atuação da profissão em Arquitetura e Urbanismo como central para o desenvolvimento econômico, social e ambiental do Brasil, e defendendo a importância dos Conselhos Profissionais autônomos, autárquicos e amparados na forma da lei.

 

O presidente do CAUBR Luciano Guimarães, em seu discurso, relatou atribuições profissionais da área, os debates em torno da regulamentação da profissão no Congresso Nacional e a luta dos profissionais da área para preservar, buscando convergência de direitos e interesses, as conquistas legais de atuação de arquitetos, arquitetas e urbanistas dentro do arcabouço jurídico incidente sobre o CAUBR.

A Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) premiou, com o Prêmio Lúcio Costa, também o falecido deputado federal Zezéu Ribeiro, do Estado da Bahia, cujos mandatos foram atuantes no debate e proposição do planejamento urbano e regional, da mobilidade urbana, da regularização fundiária e do planejamento metropolitano e regional no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

VEJA COMO VOTAR: ELEIÇÕES DO CAU 2023 ACONTECEM NO DIA 10 DE OUTUBRO

CAU/PA empossa os aprovados no Concurso Público 01/2023.

CAU/PA lança o Episódio 2 – Mestre Hélio Veríssimo do projeto Arquitetos do Pará

Pular para o conteúdo