Notícias CAU/BR

ANUIDADE 2024: CONFIRA TUTORIAIS SOBRE COMO EFETUAR A NEGOCIAÇÃO NO NOVO SICCAU

 

No dia 1º de janeiro de 2024, arquitetos(as) e urbanistas já podem negociar a Anuidade do CAU 2024 com as facilidades do novo módulo Financeiro/Anuidades do Sistema de Informação e Comunicação do CAU (SICCAU). Desde outubro de 2023, a plataforma apresenta um layout renovado, que se destaca pela simplicidade e praticidade.

 

O novo design oferece uma interface mais intuitiva, adaptada para facilitar o acesso tanto em computadores quanto em dispositivos móveis. O processo de pagamento da anuidade também tornou-se mais transparente, permitindo que os profissionais personalizem sua jornada passo-a-passo.

 

Dentro do módulo, destacam-se funcionalidades aprimoradas, como a listagem de anuidades, a simulação de negociação com opções de pagamento à vista, cartão de crédito ou boleto. Além disso, os usuários podem realizar negociações de dívida, imprimir boletos, consultar histórico, detalhar negociações, cancelar e avaliar negociações em lote.

 

Confira a Resolução nº 211, de 19 de novembro de 2021, que dispõe sobre anuidades, revisão, parcelamento e ressarcimento de valores devido aos Conselhos de Arquitetura e Urbanismo dos Estados e do Distrito Federal (CAU/DF), protesto de dívidas, inscrição em dívia ativa e dá outras providências.

 

Veja abaixo os tutoriais disponíveis e otimize sua interação com o novo sistema.

 

1. Confira a Anuidade do CAU 2024:

 

No menu financeiro do SICCAU, acesse o submenu “Anuidades”. Clique em “Listar Anuidades”. Ao selecionar uma ou mais anuidades, ficam disponíveis as ações:

 

  • Detalhar Débito
  • Simular Negociação

 

 

2. Como simular negociação em detalhes

 

Na simulação é possível escolher a forma de pagamento: à vista ou parcelado; boleto ou cartão de crédito.

 

Atenção: para ver a simulação de cartão de crédito, gere o boleto em parcela única e depois clique no link para simular o parcelamento no cartão.

 

3. Como executar a negociação da Anuidade

 

Depois de escolher a forma de pagamento e clicar no botão “Gerar Boleto”, o usuário é direcionado para o “Termo de Confissão, Reconhecimento e Parcelamento de Dívida”.

 

É preciso ler e dar ciência do termo para depois clicar em “Aceitar Negociação”.

 

Atenção: será necessária a confirmação de credencial, com CPF ou CNPJ e senha.

 

 

4. Como detalhar negociação da Anuidade:

 

No submenu “Anuidade”, clique em “Consultar Histórico”, selecione a negociação desejada e clique em “Detalhar Histórico de Negociação”.

 

Você poderá ver as informações detalhadas da negociação e as opções:

 

  • Cancelar negociação
  • Imprimir boleto
  • Termo de Confissão e Reconhecimento

 

 

5. Como cancelar negociação da Anuidade

 

No submenu “Anuidades”, clique em “Listar Anuidades”. Ao selecionar uma ou mais negociações ativas, a opção “Cancelar Negociação” ficará disponível.

 

Uma mensagem de confirmação aparecerá na tela.

 

6. Como imprimir boleto

 

No submenu “Anuidades”, clique em “Listar Anuidades”, selecione uma Anuidade e clique em “Imprimir Boleto”. Você pode baixar o arquivo clicando em “download” ou realizar a impressão clicando em “imprimir”.

 

 

7. Consultar Histórico

 

Clicando em “Consultar Histórico”, você será direcionado(a) para a tela de consulta. Ali serão mostradas todas as negociações realizadas, canceladas ou ativas.

 

Para consultar o histórico de cada negociação selecione a Anuidade que deseja verificar e clique em “Histórico de Negociação”.

 

 

8. Negociação em lote

 

Na opção “Listar Anuidades”, você pode ver se o CAU disponibilizou uma proposta de negociação em lote. Essa negociação será apresentada com o status “A Avaliar”, na lista de anuidades.

 

Selecione esta negociação e clique em “Avaliar Negociação” para mais informações. Nessa tela você pode aprovar ou não a proposta.

 

 

Nossos atendentes estão à disposição para apoiar os arquitetos e urbanistas e tirar todas as dúvidas. Pedimos que, por favor, entre em contato com nossa equipe do serviço tira-dúvidas, teremos prazer em atender. 💁🏼

 

📞Ligação gratuita: 0800-883-0113

📲Ligação de celulares: 4007-2713

💻Na internet: www.caubr.gov.br/atendimento

 

De segunda a sexta, das 9h às 19h (horário de Brasília).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Arq.Diálogos: vem aí a primeira edição!

Conselheiro Federal do CAU/PA, José Akel Fares Filho, Assume como Membro nas Comissões do CAU/BR

NOVA PRESIDENTE DO CAU/BR: PATRICIA SARQUIS É ELEITA PARA O MANDATO 2024-2026

Pular para o conteúdo