Destaques

Informe sobre a Contribuição Sindical 2014

Por solicitação do presidente da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), arquiteto  e urbanista  Jeferson Salazar, informamos que fevereiro é o mês de pagamento da Contribuição Sindical Urbana (CSU) em favor dos Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas. Caso não tenha Sindicato de Arquitetos e Urbanistas no Estado, o pagamento deve ser efetuado em favor da FNA.

Nos termos da legislação brasileira, o pagamento da CSU é obrigatório para todo trabalhador brasileiro, profissional liberal ou empregado, sindicalizado ou não.  O seu valor é distribuído entre o Ministério do Trabalho e Emprego (Fundo de Amparo ao Trabalhador e Seguro Desemprego) e as Entidades Sindicais (Sindicatos, Federações, Confederações e Centrais Sindicais).

O presidente da FNA  lembra  que a CSU tem caráter tributário e fortalece a luta pela  melhoria da condição de trabalho dos profissionais, destacando que a CSU permite às entidades sindicais a ampliação das ações em defesa dos arquitetos e urbanistas brasileiros e que os sindicatos representam os profissionais em acordos coletivos, na luta pelo cumprimento do Salário Mínimo Profissional, além de promoverem cursos de formação continuada, convênios, dentre outras atividades relevantes para a valorização da profissão.

Como pagar

Os arquitetos e urbanistas receberão em suas residências a guia de pagamento da contribuição sindical, emitida pelo Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado ou pela FNA, para ser paga até o dia 28 de fevereiro de 2014. Caso você não receba a guia via correio, ela pode ser gerada através da página da FNA, através do linkhttp://www.fna.org.br/site/secoes/pagina/110/Contribuicao-Sindical

Observação importante

Jeferson Salazar alerta que há entidades sindicais de outras categorias profissionais enviando boletos de cobrança da contribuição sindical para os arquitetos e urbanistas. Quem recebeu boleto da contribuição sindical que não seja do Sindicato dos Arquitetos do seu Estado ou da FNA não deve fazer o pagamento. Quem já realizou o pagamento deve encaminhar denúncia ao Sindicato de Arquitetos e Urbanistas no seu Estado, à FNA ou ao Ministério Público do Trabalho. É preciso estar ciente de que entidades de outras categorias profissionais não defenderão os interesses dos arquitetos e urbanistas e, principalmente, que algumas destas entidades vêm trabalhando contra os interesses dos arquitetos e urbanistas brasileiros.

Jeferson Salazar

Presidente da FNA

Uma resposta

  1. Muito fácil obrigar o trabalhador a pagar um sindicato que não funciona,e na hora de agir e mostrar serviço não nos representa.O sindicato assim como muitas instituições, existe mas não funciona. Nem o site é atualizado, as informações constantes são de 2011. Gostaria de saber qual as ações do Sindarq no Pará, e não somente na capital. Pois nós arquitetos que moramos no Oeste paraense, não nos sentimos representados nem pelo Sindicato nem pelo Cau. Essas duas instituições que deveriam zelar por nossa profissão, não fiscalizam o mercado daqui, e desta forma muitos aventureiros cadistas que se passam por profissionais estão degradando nosso mercado, e a população fica a mercê desses farçantes. Claro, sem fiscalização fica muito fácil virar um arquiteto fazendo um cursinho de autocad. Ainda falta muito para as coisas funcionarem como deveriam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Você conhece a Resolução CAU/BR 198/2020? Saiba mais!

Na Rede: conheça a Rede de Vantagens para Arquitetos, Arquitetas e Urbanistas do Pará.

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo participa da inauguração do Escritório Modelo e Sala de Negócios da UNAMA Ananindeua.

Pular para o conteúdo