Destaques

Estudantes de arquitetura apresentam protótipo de moradia social

Um modelo piloto de moradia compacta projetada e construída por alunos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo, foi apresentada em Londrina, Paraná. A intenção é disponibilizar a técnica aos interessados na produção em escala de habitações populares de Londrina. A casa, que tem três cômodos e 21 m², decorada e mobiliada, teve um custo estimado em R$ 22 mil.

A casa é resultado de pesquisa e prática dos integrantes do Projeto Edificar – Arquitetando Sonhos. Em anos anteriores, alunos da UniFil arrecadaram materiais e construíram cinco novas moradias para famílias que viviam em barracos no Jardim Monte Cristo, região leste da cidade. Neste ano, o trabalho científico e de extensão concentrou-se em desenvolver proposta inovadora de habitação.

O protótipo foi erguido em Light Steel Frame – um sistema que usa aço galvanizado. O revestimento externo e interno tem chapas de OSB (tiras de madeira), placas de cimentos e gesso acartonado. A cobertura recebeu telhas single.

A professora Adriana Macedo Patriota Faganello, dos cursos de Engenharia e Arquitetura, coordenou o projeto que ganhou novo enfoque. “Passamos da construção de unidades isoladas para estudo e desenvolvimento de tecnologia que pode beneficiar um número maior de famílias. O objetivo é reduzir custos na escolha de materiais e técnicas eficazes. O modelo está pronto, fica como contribuição da UniFil para avaliação e aperfeiçoamento em programas sociais de habitação”, destaca.

Os alunos também desenvolveram práticas sustentáveis e de tecnologia social para aplicação das casas, como aproveitamento de água da chuva, calçamento com material reciclável e utilização de garrafas pet para aquecimento solar. “O projeto ganha essa nova formatação, de pesquisar e criar técnicas que possam ser levadas para a comunidade em projetos de maior alcance”, reforça a coordenadora do curso de Engenharia Civil, Carolina Alves do Nascimento Alvim.

Fonte: CorreioWeb – Lugar Certo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Você conhece a Resolução CAU/BR 198/2020? Saiba mais!

Na Rede: conheça a Rede de Vantagens para Arquitetos, Arquitetas e Urbanistas do Pará.

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo participa da inauguração do Escritório Modelo e Sala de Negócios da UNAMA Ananindeua.

Pular para o conteúdo