Destaques

CAU/BR assina acordo com o NCARB, conselho de arquitetura dos EUA

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) e o National Council of Architectural Registration Boards (NCARB) assinaram um acordo de cooperação para a troca de informações sobre a regulação do exercício profissional da Arquitetura e Urbanismo e o aprimoramento de padrões profissionais que garantam preservação da saúde, segurança e bem-estar da sociedade.

Para Haroldo Pinheiro, presidente do CAU/BR, a parceria com o NCARB possibilitará um intercâmbio de conhecimento entre as duas instituições com benefícios mútuos. “O acordo trará novos conhecimentos que poderão contribuir para o aprimoramento da regulamentação profissional e do ensino da Arquitetura e Urbanismo no país. Significa também mais um reconhecimento internacional da importância do CAU/BR”.

“É uma honra para a NCARB estar em uma posição de colaborar com o Brasil no fortalecimento e na solidificação dos marcos regulatórios para o exercício profissional de arquitetos e urbanistas”, disse Dale McKinney, presidente da entidade. “Também esperamos aprender com as atividades desenvolvidas no Brasil, especialmente sobre o eficiente sistema de monitoramento de vários aspectos da prática profissional”, completou McKinney, referindo-se ao Sistema de Inteligência Geográfica do CAU, o IGEO.

Um dos principais pontos de interesse do CAU/BR no acordo – que começou a ser articulado em agosto de 2014, durante o Congresso Mundial da União Internacional dos Arquitetos (UIA) em Durban, na África do Sul – é a troca de informações sobre o sistema de educação continuada de arquitetos e urbanistas desenvolvido pela NCARB.

Outro exemplo americano é o conjunto de requisitos e procedimentos adotados pela instituição para que os profissionais sejam habilitados para o exercício da Arquitetura e Urbanismo, incluindo o Exame de Registro do Arquiteto (ARE), o Programa de Desenvolvimento do Estagiário (IDP) e o Sistema de Educação da NCARB – que estabelece os requisitos para os cursos de qualificação profissional por meio de um programa certificado pelo National Architectural Accrediting Board (NAAB).

Sobre o NCARB

O National Council of Architectural Registration é formado pelos órgãos de registro de arquitetos e urbanistas dos 50 estados e 4 territórios dos Estados Unidos. O conselho nacional é responsável por um programa único de certificação de profissionais, além de monitorar e oferecer suporte ao registro de arquitetos nos EUA.

Outros acordos

Além do NCARB e da AIA, o CAU/BR já firmou acordos com as seguintes entidades internacionais: Ordem dos Arquitectos de Portugal (OAP), National Architectural Accreditation Board (NAAB), Royal Institute of British Architects (RIBA), Architects Council of Europe (ACE) e Conselho Superior de Colégios de Arquitetos da Espanha (CSCAE).

Clique aqui e leia o texto da Declaração de Cooperação CAU/BR – NCARB

Fonte: CAU/BR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Você conhece a Resolução CAU/BR 198/2020? Saiba mais!

Na Rede: conheça a Rede de Vantagens para Arquitetos, Arquitetas e Urbanistas do Pará.

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo participa da inauguração do Escritório Modelo e Sala de Negócios da UNAMA Ananindeua.

Pular para o conteúdo