Destaques

150 arquitetos se unem para desenhar reconstrução da Síria

Aleppo destruída pela guerra

Aleppo, maior cidade da Síria, destruída pela guerra (@jamesdenselow/Twitter)

150 arquitetos de 26 nacionalidades diferentes estão dispostos a ajudar na reconstrução da Síria. A iniciativa faz parte do projeto “Sketch for Syria“, criado pela Universidade IUAV de Veneza, com o objetivo de “imaginar, delinear e compartilhar” novos cenários para o país devastado pela guerra civil que entra em seu sétimo ano.

O projeto foi idealizado por Marco Ballarin e Jacopo Galli em resposta ao pedido feito pelas Nações Unidas (UN-ESCWA) em julho de 2016 por ideias para a recuperação das cidades destruídas pelo conflito. Os arquitetos que responderam ao apelo enviaram seus cadernos de esboços com propostas e possíveis traçados para o futuro da Síria.

Projeto do escritório chileno Beals and Lyon (Reprodução/ArchDaily)

Entre todos os projeto enviados, 52 vieram diretamente de cidades sírias como Damasco, Aleppo, Hama, Latakia e Tartus. “O valor positivo da iniciativa é a consciência sobre o significado real do processo de reconstrução: a capacidade de imaginar um possível futuro nos escombros da guerra”, afirmam os organizadores.

Projeto do alemão Peter Wilson (Reprodução/ArchDaily)

“Muitos arquitetos deixaram uma marca: revendo o passado ou viagens imaginárias, conceituando hipóteses sobre o futuro, pensamento no drama dos refugiados e migrantes, escolhendo a provocação artística, transformando seus lápis em armas pacíficas”.

Projeto do escritório espanhol Paredes y Pedrosa (Reprodução/ArchDaily)

Fonte: Revista Casa Claudia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Você conhece a Resolução CAU/BR 198/2020? Saiba mais!

Na Rede: conheça a Rede de Vantagens para Arquitetos, Arquitetas e Urbanistas do Pará.

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo participa da inauguração do Escritório Modelo e Sala de Negócios da UNAMA Ananindeua.

Pular para o conteúdo