Destaques

CAU BRASIL PARTICIPARÁ DO EVENTO “DIÁLOGOS AMAZÔNICOS” PROMOVIDO PELA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. INSCREVA-SE !

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil participará, como convidado, do evento “Diálogos Amazônicos”, que a Secretaria-Geral da Presidência da República realizará de 4 a 6 de agosto em Belém, com a participação estimada de três mil pessoas.

 

O evento terá cinco sessões plenárias, que deverão gerar relatórios a serem apresentados por cinco representantes da sociedade civil aos líderes dos países amazônicos durante a  Cúpula da Amazônia que se realizará na capital do Pará nos dias 8 e 9, com a presença do presidente da República.

 

A Comissão de Política Urbana e Ambiental (CPUA) será responsável por uma das plenária, com o tema Projeto Amazônia 2040 – Por uma urbanização resiliente e amazônida, que acontecerá no dia 4O objetivo é pensar em uma urbanização que seja feita para a população da Amazônia. 

 

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI

 

PROGRAMAÇÃO

 

Projeto Amazônia 2040 – Por uma urbanização resiliente e amazônida

Local: Hangar Centro de Convenções de Belém/PA – sala 02

Dia 4 de agosto.

Horário: 16h00 às 18h00

 

Programação:

Ricardo Soares Mascarello – Projeto Amazônia 2040 – política urbana e ambiental para a região

Ednezer Flores – Continente Amazônia e as políticas internacionais

Alice Rosas – Ações para o território hoje e para um futuro sustentável

Ana Cláudia Cardoso – Vislumbrando o futuro para o Continente Amazônico – as mudanças do clima e a produção do desenvolvimento regional sustentável

Debatedores

Jose Akel Fares Filho

Ricardo Soares Mascarello 

 

 

O CAU Brasil, por meio do Projeto Amazônia 2040, tem participado de agendas como a ocorrida no 28º. Congresso Mundial da União Internacional de Arquitetos (UIA2023CPNH), no início de julho na cidade de Copenhaguen, Dinamarca.

 

Um dos trabalhos apresentados no Congresso foi o Projeto Amazônia 2040, com foco no ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis. Trata-se de um projeto do CAU/BR o qual, por meio da Comissão de Política Urbana e Ambiental – CPUA, está construindo coletivamente um programa de ações que visa unir experiências, redes de pesquisa, estudos e iniciativas sobre a Amazônia Brasileira, a fim de contribuir para a elaboração de políticas públicas e projetos que atendam a realidade da Região.

 

O projeto conta com a parceria da Comissão de Relações Institucionais do CAU/BR,  para viabilizar parcerias nacionais e internacionais, bem como interlocução com os CAU/UF da região da Amazônia legal e apoio do Gabinete da Presidência do Conselho como já vem fazendo.

 

O foco principal de atuação do Conselho para com a Amazônia, está na promoção do desenvolvimento sustentável e na valorização da arquitetura e do urbanismo no território, levando o compromisso e o papel fundamental dos profissionais de arquitetura e urbanismo arquitetos e urbanista com o planejamento, desenvolvimento e uso de técnicas e tecnologias que adequem o habitat e os assentamentos humanos tradicionais às características territoriais, ambientais e aos efeitos das mudanças climáticas que afetam a região.

 

O projeto joga luz sobre uma questão fundamental, que para preservar a floresta, é preciso que as cidades da região amazônica sejam mais adequadas ao clima, acessíveis às populações ribeirinhas e permitam o desenvolvimento de ocupações vernaculares e de soluções baseadas na natureza, mais aderentes à realidade amazônica, em seus regramentos e legislações, permitindo assim uma convivência mais sustentável, integrada e construtiva entre o espaço urbano, rural e florestal.

 

CLIQUE NO LINK  PARA ACESSAR O E-BOOK PROJETO AMAZÔNIA 2040

E-Book_Projeto Amazônia 2040_CAU_BR_junho_2023

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Você conhece a Resolução CAU/BR 198/2020? Saiba mais!

Na Rede: conheça a Rede de Vantagens para Arquitetos, Arquitetas e Urbanistas do Pará.

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo participa da inauguração do Escritório Modelo e Sala de Negócios da UNAMA Ananindeua.

Pular para o conteúdo