Destaques

CAU/PA lança o Episódio 2 – Mestre Hélio Veríssimo do projeto Arquitetos do Pará

No dia 31 de agosto, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Pará (CAU/PA), em parceria com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Pará (FAU/UFPA), promoveu um evento memorável no Auditório FAU da UFPA para lançar o segundo episódio da série “Arquitetos do Pará”. O evento contou com a participação de alunos, professores de arquitetura e urbanismo e conselheiros do CAU/PA. A atividade foi planejada com o objetivo de homenagear o Arquiteto Hélio Veríssimo, celebrando sua contribuição notável para a arquitetura do estado.

Mestre Hélio Veríssimo

A série de minidocumentários intitulada “Arquitetos do Pará” tem se destacado ao apresentar, em cada episódio, uma parte da história de um arquiteto paraense e seus projetos mais impactantes.  O foco está em compreender como esses projetos influenciaram o cotidiano da sociedade e contribuíram para a evolução da arquitetura no Pará. Além disso, a série se propõe a registrar a realidade da profissão sob a ótica de arquitetos notáveis, deixando para as gerações futuras um valioso entendimento do legado desses grandes nomes que moldaram a história da arquitetura na região. O projeto é uma iniciativa do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Pará com o propósito de disponibilizar conteúdo para estudos e pesquisas sobre a arquitetura paraense.

O evento começou com a mesa de abertura, composta pelas autoridades Profª Drª Roberta Menezes Rodrigues – Diretora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – FAU/UFPA, Sr. Arq. Urb. José Akel Fares Filho – Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Pará – CAU/PA e Sra. Arq. Urb. Ana Cristina Lopes Braga – Coordenadora da Comissão Administração Planejamento e Finanças – CAPF|CAU/PA.

Conselheiros do CAU/PA e Mestre Hélio Veríssimo

Em seguida, todos os presentes assistiram ao segundo episódio da série sobre a trajetória do arquiteto e urbanist Hélio Veríssimo. Ao final, o momento mais aguardado do evento foi o bate-papo com o Mestre Hélio Veríssimo, que compartilhou suas experiências e conhecimentos.

Mestre Hélio Veríssimo

O lançamento do Episódio 2 – Mestre Hélio da série “Arquitetos do Pará” foi um sucesso, reunindo arquitetos, estudantes e profissionais para celebrar a memória arquitetônica do Pará e homenagear a notável trajetória de Hélio Veríssimo. Este evento especial reflete o compromisso do CAU/PA em preservar e promover a história da arquitetura na região. A série “Arquitetos do Pará” continua a ser uma valiosa contribuição para o entendimento e apreciação do patrimônio arquitetônico do estado.

CONHEÇA HÉLIO VERÍSSIMO

Nascido em 17 de dezembro de 1933 em Santo Ângelo, nos Sete Povos das Missões do Rio Grande do Sul, Hélio Veríssimo deixou um legado impressionante. Formado em arquitetura e urbanismo pela URGS em 1961, ele foi o fundador do Curso de Arquitetura na FAU/UFPA e atuou como professor de História da Arquitetura e do Urbanismo, História da Arte e Evolução Urbana. Sua influência foi tão significativa que ele foi homenageado, patrono e paraninfo em várias turmas da FAU/UFPA.

 

 

CONHEÇA O PROJETO ARQUITETOS DO PARÁ

Arquitetos do Pará

A série “Arquitetos do Pará” é uma coleção de minidocumentários que tem como objetivo contar a história de arquitetos paraenses e destacar seus projetos mais significativos. Cada episódio aborda a vida e o trabalho de um arquiteto, considerando seus impactos na sociedade e sua contribuição para a arquitetura local. Além disso, a série busca documentar a realidade da profissão por meio das perspectivas de arquitetos notáveis do Estado, preservando assim o legado desses grandes nomes que desempenharam um papel fundamental na construção da história da arquitetura no Pará.

O primeiro episódio da série homenageou Alcyr Meira, engenheiro civil, graduado em 1956 pela Escola de Engenharia do Pará e também arquiteto formado em 1966 pela recém-criada Universidade Federal do Pará, onde posteriormente assumiu o cargo de professor e vice-reitor. Clique aqui para assistir ao Arquitetos do Pará | Episódio 1: Alcyr Meira.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Na Rede: conheça a Rede de Vantagens para Arquitetos, Arquitetas e Urbanistas do Pará.

Raio que o Parta: Inspirado no movimento popular Raio que o Parta, CAU/PA muda sua identidade visual.

Encontro Cidades da Amazônia e do Brasil 2024: CAU/PA apoia a ong Laboratório da Cidade no debate sobre os impactos das mudanças climáticas nas cidades da Amazônia.

Pular para o conteúdo