Notícias CAU/PA

Raio que o Parta: Inspirado no movimento popular Raio que o Parta, CAU/PA muda sua identidade visual.

“Raio que o parta” (RPQ), em arquitetura, é um termo associado à manifestação estética concebida por engenheiros, mestres-de-obras e moradores que recriaram o modernismo nas residências de classe média e popular no Pará, diferenciando-se das demais assimilações do moderno no Brasil pelo emprego de mosaicos com desenhos de setas e raios, executados com cacos de azulejos nas platibandas.
Laura Caroline de Carvalho da Costa e Cybelle Salvador Miranda (2022)

O movimento arquitetônico popular associado ao termo “Raio que o Parta”, remete às manifestações das camadas populares em adornar suas residências sob a infuência do modernismo. Um movimento característico do modernismo paraense, os Raios estão espalhados por diversas cidades do estado (e até mesmo fora), sendo reconhecidos pelas composições geométricas diferenciadas e as divertidas cores compostas pelos cacos de azulejos.

Infelizmente esse movimento não possui políticas de preservação que assegurem sua memória e salvaguarda e, atualmente, os raios já estão deixando de existir e sendo retirados das faixadas por novos moradores que possivelmente desconhecem a importância deste movimento.

É sob a urgência em proteger e preservar a memória desse movimento tão nosso, que incorporamos as múltiplas replicações e aplicações dos raios na nossa identidade. Valorizando a arquitetura popular e aproximando o Conselho de tantas histórias e vivências.

Confira aqui a nova Identidade Visual do CAU/PA

Convidamos a Rede Raio que o Parta, fundada pelas amigas Gabrielle Arnour, Elis Almeida e Elisa Malcher ainda na graduação de Arquitetura e Urbanismo em 2020, para falar mais sobre a história dos Raios e a importância de preservá-los:

Arquitetas e Urbanistas Elis Almeida, Elisa Malcher e Gabrielle Arnour no projeto “Vá para o Raio que o Parta” da Rede Raio que o Parta. Foto: Instagram Rede Raio que o Parta

Assista Aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

O direito às cidades adaptadas na Amazônia Urbana: Presidente do CAU/PA participa sobre mesa acerca do enfrentamento das mudanças climáticas nas cidades amazônicas.

V Diálogos Urbanos: Promovido pelo PPDMU e apoiado pelo CAU/PA, o evento recebeu Raquel Rolnik para conferência inaugural.

Arq.diálogos: primeira edição mobiliza arquitetos paraenses para falar de marketing e mídias sociais.

Pular para o conteúdo