Destaques

CAU/PA participa da UIA2021RIO Expo com o projeto Prêmio CASA

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Pará está participando da UIA2021RIO Expo, exposição em formato digital da produção dos arquitetos e urbanistas brasileiros nos últimos anos. No site, o Conselho participa divulgando o Prêmio CASA – Concurso em ATHIS para Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Pará. A amostra é realizada pelo Conselho de Arquietura e Urbanismo do Brasil como parte dos eventos programados para o 27º. Congresso Mundial de Arquitetos. Como a pandemia impediu a realização de uma exposição física, a opção pela mostra virtual acabou ampliando o alcance da iniciativa em todo mundo, pois os textos têm versões em português, inglês e espanhol.

Acesse www.caubr.gov.br/expouia2021rio
Acesse www.caubr.gov.br/expouia2021rio

Foram selecionadas 80 obras, além de trabalhos de instituições de ensino e ações dos CAU dos Estados e do Distrito Federal. O recorte adotado (“Arquitetura e Urbanismo, Política e Cidadania”) busca resssaltar o papel estratégico da Arquitetura e Urbanismo na sociedade, na medida em que são elementos estruturantes dos territórios e transformadores do ambiente construído.

A UIA2021RIO Expo

Os visitantes da mostra dos projetos selecionados encontrarão trabalhos divididos entre as categorias Arquitetura residencial; Cultura, lazer, esporte e serviços; Edifícios corporativos; Edifícios Hospitalares; Escolas e universidades; Habitações sociais; Infraestrutura e Desenho Urbano; Institucionais; Paisagismo, Requalificação e Restauro.

A curadoria coube à arquiteta Evelise Grunow, editora-executiva da revista Projeto, publicação vencedora de chamada pública para editoras e revistas  de Arquitetura e Urbanismo interessadas em  organizar a mostra principal. Ela faz uma ressalva importante: “muita obra relevante ficou de fora da lista em nome da abrangência e variedade requeridas. Cada um a seu modo importante, o critério de desempate entre projetos foi o da diversidade do recorte. Na seleção que apresentamos, assim, há obras de todas as regiões do Brasil”.

A mostra dos trabalhos de instituições de ensino foi organizada a partir de uma seleção entre projetos enviados por escolas que atenderam a convite do CAU Brasil. Estão sendo exibidos trabalhos de 12 instituições de todas as regiões do país. A mostra das ações dos Conselhos de Arquitetura e Urbanismo reúnem trabalhos de nove deles, a maioria tendo como temática a Arquitetura Social.

Prêmio CASA do CAU/PA

O Prêmio CASA – Concurso em ATHIS para Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Pará é uma iniciativa do CAU/PA para divulgar a Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social – ATHIS nas universidades. Em 2019, o concurso premiou trabalhos de Projetos de Arquitetura e Urbanismo desenvolvidos em disciplinas práticas e trabalhos de Conclusão de Curso com a temática de ATHIS, elaborados por estudantes de graduação dos cursos de Arquitetura e Urbanismo das Instituições de Ensino Superior do Estado do Pará – IES. As propostas deveriam estar incluídas em quatro cenários de atendimento: Regularização Fundiária; Produção de Moradia; Melhoria de Moradia; Assessoria às Cooperativas.

 

Clique aqui para acessar a UIA2021RIO Expo

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Você conhece a Resolução CAU/BR 198/2020? Saiba mais!

Na Rede: conheça a Rede de Vantagens para Arquitetos, Arquitetas e Urbanistas do Pará.

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo participa da inauguração do Escritório Modelo e Sala de Negócios da UNAMA Ananindeua.

Pular para o conteúdo