Destaques

CAU/PA participa de Audiência Pública para o Plano de Manejo da APA de ARAMANAÍ

No dia 19 de julho de 2023, a Câmara Municipal de Belterra foi palco de uma importante Audiência Pública para discutir a construção do Plano de Manejo da APA (Área de Proteção Ambiental) de ARAMANAÍ. Neste evento, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Pará (CAU/PA) se fez presente em nome do Conselheiro José Reginaldo Pinto de Abreu, com o propósito de defender os interesses da sociedade, bem como de zelar pela prática profissional ética dos arquitetos e urbanistas.

 

Conselheiro José Reginaldo Pinto de Abreu

A participação do CAU/PA na Audiência Pública foi pautada na importância de garantir a preservação da paisagem na região, bem como o desenvolvimento sustentável, evitando processos de gentrificação que possam descaracterizar e excluir as comunidades locais. O Plano de Manejo da APA de ARAMANAÍ é uma ferramenta crucial para alcançar esses objetivos, pois delineia as diretrizes e ações necessárias para a proteção e utilização responsável dos recursos naturais e culturais da área.

Um dos principais pontos destacados pelo Conselheiro do CAU/PA Reginaldo foi a necessidade de fortalecer as comunidades presentes na APA, buscando oferecer a elas as condições necessárias para se desenvolverem de forma sustentável, preservando suas identidades e modos de vida. Para tal, a elaboração de projetos futuros deve ser embasada em diretrizes que busquem equilibrar o desenvolvimento socioeconômico com a preservação ambiental.

Neste contexto, a COP 25, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, foi apontada como uma oportunidade ímpar para o fortalecimento de processos socioeconômicos baseados no turismo sustentável e na bioeconomia. A APA de ARAMANAÍ possui um enorme potencial para se tornar um exemplo de como alinhar a conservação ambiental com atividades econômicas responsáveis, que beneficiem a população local e atraiam visitantes interessados em vivenciar uma experiência turística autêntica e ecologicamente consciente.

O CAU/PA enalteceu a relevância da participação da sociedade civil, dos gestores públicos, das entidades ambientais e dos profissionais envolvidos no processo de construção do Plano de Manejo. A colaboração e o diálogo entre esses atores são fundamentais para garantir que as medidas propostas sejam efetivas, inclusivas e sustentáveis ao longo do tempo.

A participação ativa do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Pará nessa Audiência Pública demonstra o compromisso com a causa da preservação ambiental e da valorização das comunidades locais. A entidade reforça o seu comprometimento em contribuir com seu conhecimento técnico e ético para a promoção de um desenvolvimento harmonioso, que respeite a riqueza natural e cultural da APA de ARAMANAÍ.

O CAU/PA agradece a oportunidade de participar dessa Audiência Pública e reforça seu compromisso contínuo em trabalhar pela construção de um ambiente mais justo, sustentável e resiliente para todos. Juntos, podemos fazer a diferença e assegurar que a APA de ARAMANAÍ seja um patrimônio a ser preservado para as gerações futuras, ao mesmo tempo em que contribui positivamente para o bem-estar da sociedade e o desenvolvimento responsável da região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Você conhece a Resolução CAU/BR 198/2020? Saiba mais!

Na Rede: conheça a Rede de Vantagens para Arquitetos, Arquitetas e Urbanistas do Pará.

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo participa da inauguração do Escritório Modelo e Sala de Negócios da UNAMA Ananindeua.

Pular para o conteúdo