Destaques

Conheça o novo procedimento para solicitar sua Carteira de Identidade Profissional

O ano de 2019 já começou com melhorias no processo de solicitação da Carteira de Identidade Profissional. A partir de 1º de janeiro, uma nova forma passar a vigorar para arquitetos e urbanistas junto ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo. O documento tem validade em todo o território nacional como comprovação do registro profissional e também como identificação civil sem prazo de vencimento.

As principais alterações referem-se à coleta biométrica, que será possível somente após o profissional ter seu registro definitivo no SICCAU e a taxa da Carteira paga. No CAU/PA, a coleta biométrica pode ser feita sem agendamento prévio em Belém (Travessa Rui Barbosa, nº452, Reduto. CEP: 66053-260), de segunda a sexta-feira das 8h às 14h.

Solicitando a Carteira no SICCAU

Para solicitar a primeira via da carteira profissional definitiva, acesse o SICCAU com CPF e senha e siga os passos abaixo.

  1. Clique no menu Carteira Profissional e Solicitar Carteira.
  2. O sistema identificará a sua situação e registro e de solicitações de carteira e exibirá uma mensagem. Clique em Prosseguir.
  3. O sistema exibirá a tela abaixo, que mostra as etapas para a solicitação da carteira. Na primeira etapa, é preciso verificar os seus dados biográficos. Se estiver tudo certo, clique em SIM. Caso haja algum dado errado, clique em NÃO – nesse caso você será direcionado para a Atualização Cadastral, veja o passo a passo para este caso na seção Atualização Cadastral. Aqui prosseguiremos com a opção “SIM”.
  4. Depois de clicar em SIM, o sistema habilita o botão Próximo, clique nele. Caso o sistema identifique alguma inconsistência (órgão expedidor inválido, ausência de informação etc.) será solicitado que seja feita uma atualização cadastral.
  5. Na segunda etapa, você deve confirmar o recebimento da carteira na sede do seu CAU/UF. Leia a declaração e clique no quadradinho dela, isso habilitará o botão Próximo – clique nele.
  6. Abrirá uma janela pop-up com o PDF da Declaração de Veracidade das Informações Prestadas. Imprima ou salve o arquivo e feche a janela. Atenção: alguns navegadores podem bloquear a janela pop-up, contudo a declaração de veracidade continuará armazenada.
  7. Na janela principal do navegador, o sistema avançou para a terceira etapa, que é de emissão do boleto. Clique no botão Gerar Boleto e Concluir Solicitação.
  8. Uma nova janela pop-up será aberta com o arquivo pdf do boleto emitido, com vencimento para 15 dias. Imprima ou salve o arquivo e feche a janela.
  9. Sua solicitação de carteira foi cadastrada! Para dar prosseguimento à sua solicitação, é preciso pagar o boleto, o que irá habilitar a realização da Coleta Biométrica.

Clique aqui para conferir o tutorial disponibilizado pelo CAU-BR. Em caso de dúvidas entre em contato com o CAU/PA através do (91) 3348-4953.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

VEJA COMO VOTAR: ELEIÇÕES DO CAU 2023 ACONTECEM NO DIA 10 DE OUTUBRO

CAU/PA empossa os aprovados no Concurso Público 01/2023.

CAU/PA lança o Episódio 2 – Mestre Hélio Veríssimo do projeto Arquitetos do Pará

Pular para o conteúdo