Destaques

Conselheiros do CAU apresentam Projeto Amazônia 2040 na sede da OTCA

No último dia 17 de agosto, os Conselheiros do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) e o Presidente do CAU/PA José Akel Fares Filho realizaram uma visita estratégica à sede da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), em Brasília. O motivo principal da visita foi a apresentação do Projeto Amazônia 2040, que visa abordar desafios críticos relacionados à ocupação do território, moradia e questões ambientais na Amazônia Legal, explorando o potencial da arquitetura e urbanismo para melhorar a qualidade de vida e a sustentabilidade na região.

A comitiva do CAU/BR foi composta pelos conselheiros federais Ricardo Soares Mascarello (CAU/SE) e Ednezer Rodrigues Flores (CAU/RS), juntamente com o presidente do CAU/PA, José Akel Fares Filho (PA). Também acompanharam a visita técnica a presidente do CAU/DF, Mônica Blanco, e os conselheiros Luís Fernando Zeferino e Ricardo Meira.

A recepção ocorreu com a presença do diretor geral da OTCA, embaixador Carlos Alfredo Lazary Teixeira, e seus assessores. Durante a visita, os representantes do CAU apresentaram detalhes do Projeto Amazônia 2040, destacando sua abordagem inovadora para abordar desafios cruciais que afetam a região.

O Projeto Amazônia 2040, lançado em 2022, concentra-se no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis. Sua estruturação baseou-se em uma série de encontros, seminários e diálogos promovidos pelo CAU/BR nas cidades de Rio Branco (AC), Manaus (AM) e, mais recentemente, no Seminário Projeto Amazônia 2040 na capital manauara. Este seminário resultou na produção de um E-book bilíngue, que oferece informações valiosas sobre o projeto.

Um marco importante para o Projeto Amazônia 2040 foi sua apresentação em uma mesa de debates durante o Congresso Mundial de Arquitetos da UIA, que aconteceu em Copenhague, na Dinamarca, em julho deste ano. Esta exposição internacional permitiu que especialistas e líderes globais em arquitetura e urbanismo vissem o compromisso do Brasil em enfrentar desafios complexos e urgentes na região amazônica.

Uma das principais metas do Projeto Amazônia 2040 é capacitar profissionais para atuarem de maneira eficaz no território amazônico, contribuindo para a promoção de soluções sustentáveis. Através desses profissionais, a iniciativa visa capacitar as comunidades locais, possibilitando o desenvolvimento de práticas mais conscientes e ambientalmente responsáveis.

O CAU/BR, juntamente com suas unidades estaduais, está comprometido em colaborar com a OTCA e outras organizações regionais para alcançar os objetivos do Projeto Amazônia 2040. Esta parceria promete um futuro mais sustentável e resiliente para a Amazônia Legal, onde a arquitetura e o urbanismo desempenharão um papel fundamental na construção de cidades e comunidades mais sustentáveis.

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Pará (CAU/PA) parabeniza os envolvidos nessa iniciativa e está entusiasmado em contribuir para a realização desses objetivos transformadores na região. Acreditamos que projetos como o Amazônia 2040 são essenciais para preservar o patrimônio natural e cultural da Amazônia Legal e melhorar a qualidade de vida das comunidades que ali habitam. Continuaremos acompanhando de perto esse projeto e os desenvolvimentos futuros que resultarão dessa parceria estratégica entre o CAU e a OTCA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Na Rede: conheça a Rede de Vantagens para Arquitetos, Arquitetas e Urbanistas do Pará.

Raio que o Parta: Inspirado no movimento popular Raio que o Parta, CAU/PA muda sua identidade visual.

Encontro Cidades da Amazônia e do Brasil 2024: CAU/PA apoia a ong Laboratório da Cidade no debate sobre os impactos das mudanças climáticas nas cidades da Amazônia.

Pular para o conteúdo