Destaques

Impeachment transforma Brasília em uma cidade dividida

A capital federal vive a expectativa para a votação de domingo (17) no plenário da Câmara. Com espaços imensos, ela foi planejada para ser palco de manifestações populares. Mas, pela primeira vez, Brasília está dividida.

A cidade monumental no coração do Brasil tem sempre o horizonte à vista. A paisagem do cerrado não esconde nada, como queriam seus criadores Lucio Costa e Oscar Niemeyer. “Uma capital que foi pensada como a cabeça do estado, a capital contemporânea, moderna, onde o civismo é fundamental”, disse Cláudio Villar de Queiroz, professor de arquitetura da UnB.

Os espaços gigantescos, a facilidade de chegar até eles, o convite à reunião. Tudo isso veio da ideia de que em Brasília os cidadãos seriam ouvidos. “A ideia que passou pela cabeça tanto do Lucio como do Oscar foi criar esses espaços imensos, vazios, que permitissem essas manifestações do povo”, disse o arquiteto Carlos Magalhães da Silveira

Durante esse tempo, Brasília viu grandes manifestações. De todos os momentos em que os brasileiros foram para a capital para manifestar sua vontade, esta é a primeira vez que há grupos que estão em lados opostos. Um quer a presidente no cargo, outro quer que ela seja afastada. Por segurança, o amplo espaço pensado para a livre manifestação, agora tem uma barreira, um muro, que vai quase de ponta a ponta da Esplanada. “É um momento histórico, em que a democracia do Brasil realmente está vindo à tona“, disse o administrador de empresas Rodrigo Morales.

E para garantir que os dois lados se manifestem sem confusão, 1.130 policiais estão nas ruas. Na gravura de Niemeyer, outro desejo de um dos pais da capital: o povo mais perto do governante. “A frase do Oscar permanece atual: a liberdade e os direitos humanos são conquistas irreversíveis.

Fonte: Jornal Nacional/ TV Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Você conhece a Resolução CAU/BR 198/2020? Saiba mais!

Na Rede: conheça a Rede de Vantagens para Arquitetos, Arquitetas e Urbanistas do Pará.

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo participa da inauguração do Escritório Modelo e Sala de Negócios da UNAMA Ananindeua.

Pular para o conteúdo