Destaques

Pagamentos de Reserva Técnica e premiações para arquitetos de interiores foram temas de reunião no CAU/PR

Presidente do CAU/PR, Jeferson Dantas Navolar, sugeriu que as premiações para os arquitetos de interiores sejam realizadas com recompensas em cursos de formação.

Assuntos polêmicos como os pagamentos de Reserva Técnica (RT) e de premiações para arquitetos de interiores foram abordados na reunião do Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR), Jeferson Dantas Navolar, com representantes do Núcleo Paranaense de Decoração. O encontro ocorreu nesta quarta-feira (11), na sede do CAU/PR.

É importante frisar que o Código de Ética e Disciplina dos arquitetos e urbanistas proíbe a prática da RT. O Artigo 18, VI, da Lei Federal 12. 378/2010 – que regulamenta o exercício da arquitetura e urbanismo, por exemplo, estabelece textualmente que constitui infração disciplinar “locupletar-se ilicitamente, por qualquer meio, às custas de cliente, diretamente ou por intermédio de terceiros”. A presidente do Núcleo Paranaense de Decoração – entidade que representa 39 lojas do segmento em Curitiba e Região Metropolitana, Maria Bond Schwartsburd, disse que a intenção do encontro foi “buscar parceria para estabelecer uma conduta única e transparente entre lojistas, arquitetos de interiores e consumidores”.

Além da transparência, o Presidente do CAU/PR, Jeferson Dantas Navolar, sugeriu que as premiações para os arquitetos de interiores sejam realizadas com recompensas em cursos de formação, até em outros países, e pela qualidade dos trabalhos realizados. Na reunião ainda ficou definida a distribuição para os lojistas do Selo de Regularidade do CAU/PR “Aqui tem Arquiteto”. O próximo passo será a realização de uma oficina para os lojistas associados sobre as atribuições dos arquitetos que estão previstas em Lei.

O Conselheiro do CAU/PR e também integrante da associação de lojistas, Ronaldo Duschenes, foi o responsável por intermediar a reunião. “O interessante é que a classe está se posicionando sobre o Código de Ética de forma a desenvolver uma transparência maior nas relações entre clientes e arquitetos privilegiando, assim, ambas as partes”, finalizou.

Fonte: CAU/PR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Você conhece a Resolução CAU/BR 198/2020? Saiba mais!

Na Rede: conheça a Rede de Vantagens para Arquitetos, Arquitetas e Urbanistas do Pará.

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo participa da inauguração do Escritório Modelo e Sala de Negócios da UNAMA Ananindeua.

Pular para o conteúdo