Notícias

Conselheira Federal do CAU/PA, Ana Cláudia Cardoso, representa o CAU no UIA2023CPH.

A primeira semana de Julho foi marcada pelo 28º Congresso Mundial de Arquitetos (UIA2023CPH) em Copenhagen, evento de extrema importância promovido pela União Internacional dos Arquitetos para arquitetos e urbanistas ao redor do mundo. Com a temática Futuros Sustentáveis – Não Deixe Ninguém para Trás, o evento trouxe debates sobre os desafios da arquitetura contemporânea para um futuro sustentável. O evento oferece uma oportunidade única de troca de discutir tendências e compartilhar soluções inovadoras  entre os participantes, promovendo o avanço da disciplina e a busca por um futuro sustentável e resiliente nas cidades.

 

CAU no UIA
Foto: CAU/BR

 

 

No âmbito desse evento relevante, a Conselheira Federal pelo CAU/PA, Ana Claudia Cardoso, desempenhou um papel de destaque ao participar como palestrante. Sua apresentação, intitulada “Um vislumbre do futuro do Continente Amazônico”, trouxe uma leitura técnica do território amazônico e suas características únicas, além de abordar as potencialidades da região diante da crise ambiental mundial.

Ana Claudia, que também é pesquisadora da Universidade Federal do Pará (UFPA), destacou o papel do urbanismo de baixa densidade praticado pelos povos originários da Amazônia, que contribuíram para a preservação do território. Em sua palestra, ela ressaltou como, mesmo após 500 anos de colonialismo, a Amazônia ainda apresenta registros suficientes para inspirar novas possibilidades de relacionamento com o planeta.

 

Foto: CAU/BR

 

Além disso, Ana Claudia foi uma das estruturadoras do Projeto Amazônia 2040, que foi apresentado durante o UIA2023CPH pelo coordenador da Comissão de Política Urbana e Ambiental do CAU Brasil, Ricardo Mascarello. Sua participação no evento evidencia seu comprometimento com a busca por soluções sustentáveis e sua contribuição para o desenvolvimento da arquitetura e urbanismo na região amazônica.

 

Foto: CAU/BR

 

A presença da Conselheira Ana Claudia Cardoso no 28º Congresso Mundial de Arquitetos reforça a importância de debater e compartilhar conhecimentos sobre a preservação e o futuro das cidades, especialmente em regiões tão emblemáticas como a Amazônia.

Clique aqui e acesse entrevista com Ana Cláudia Cardoso sobre o Projeto Amazônia 2040

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Na Rede: conheça a Rede de Vantagens para Arquitetos, Arquitetas e Urbanistas do Pará.

Raio que o Parta: Inspirado no movimento popular Raio que o Parta, CAU/PA muda sua identidade visual.

Encontro Cidades da Amazônia e do Brasil 2024: CAU/PA apoia a ong Laboratório da Cidade no debate sobre os impactos das mudanças climáticas nas cidades da Amazônia.

Pular para o conteúdo